As estações do ano e o surf em Florianópolis
O surfe rola o ano inteiro em Florianópolis, porém com condições bastante diferentes ao longo da temporada. Das merrecas do verão às bombas geladas do inverno, Floripa oferece um show de surf nos 12 meses do ano!
Nos meses de verão, as praias ficam cheias de turistas e as ondulações são mais escassas. Ainda assim, há muitas valinhas boas e ondulações limpas de sul podem trazer mais emoção para a galera. Muitas festas e o sol até tarde garantem a farra, mas também ajudam a espantar o crowd nas primeiras horas do dia.
Durante o inverno, a temperatura cai e as ondulações se tornam mais fortes e constantes. O surf fica mais pesado e o crowd diminui. Os dias ficam mais curtos, mas sobram ondas para quem tem disposição e uma boa roupa de borracha. Durante o inverno, as ondas podem passar dos 3m em locais como a Joaquina ou o canto do Gravatá.
Passado o inverno, a primavera traz dias mais quentes, porém a água costuma permanecer mais fria. Até porque esta é a época das ondulações de leste e nordeste, que trazem ondas fortes e geladas de norte a sul da ilha. Ventos do quadrante Norte-Nordeste são frequentes nesta época do ano.
A melhor época para o surfe é o outono, assim como no restante do sul e sudeste do Brasil. As ondulações de sul e sudeste batem forte e os ventos costumam ajudar. Porém justamente durante o outono é preciso ficar atento ao fechamento de várias praias para a Pesca da Tainha. As praias da Joaquina e Mole ficam abertas para o surf durante toda a temporada, mas para o restante do estado, vale conferir a legislação vigente antes de entrar na água.