Surf em Floripa

Tudo sobre o surf na Ilha da Magia

Conheça as ondas de Florianópolis e as condições ideais para o surfe em cada uma delas

 

Florianópolis, é uma ilha privilegiada. Com lindas paisagens, praias de areias brancas, lagoas e dunas, a capital de Santa Catarina é chamada de Ilha da Magia. Uma das melhores capitais do país para viver, é também um paraíso de ondas fortes o ano inteiro.

A ilha recebe ondulações vindas de norte a sul e seu litoral recortado costuma oferecer ondas com qualquer direção de vento. Basta conhecer as condições ideais para cada pico e surfar na hora certa!

Floripa oferece uma variedade grande de ondas para qualquer tipo de surfista. Desde as ondas protegidas do Matadeiro, os tubos largos de Naufragados, as manobras nas direitas do Campeche ou as bombas no canto da Joaquina, não faltam opções para todos os gostos.

Conheça aqui as melhores ondas de Florianópolis:

Mapa Praias de Florianopolis Surf

TODAS AS ONDAS DE FLORIANÓPOLIS

Conheça aqui as condições ideais de surf para as praias de Florianópolis

As estações do ano e o surf em Floripa

O surfe rola o ano inteiro em Florianópolis, porém com condições bastante diferentes ao longo da temporada. Das merrecas do verão às bombas geladas do inverno, Floripa oferece um show de surf nos 12 meses do ano!

Nos meses de verão, as praias ficam cheias de turistas e as ondulações são mais escassas. Ainda assim, há muitas valinhas boas e ondulações limpas de sul podem trazer mais emoção para a galera. Muitas festas e o sol até tarde garantem a farra, mas também ajudam a espantar o crowd nas primeiras horas do dia.

Durante o inverno, a temperatura cai e as ondulações se tornam mais fortes e constantes. O surf fica mais pesado e o crowd diminui. Os dias ficam mais curtos, mas sobram ondas para quem tem disposição e uma boa roupa de borracha.

Passado o inverno, a primavera traz dias mais quentes, porém a água costuma permanecer mais fria. Até porque esta é a época das ondulações de leste e nordeste, que trazem ondas fortes e geladas de norte a sul da ilha.

A melhor época para o surfe é o outono, assim como no restante do sul e sudeste do Brasil. As ondulações de sul e sudeste batem forte e os ventos costumam ajudar.  Porém justamente durante o outono é preciso ficar atento ao fechamento de várias praias para a Pesca da Tainha.

AinaSurf
Tiago Otani Praia da Caldeira

A água em Floripa é fria?

A água em Floripa é considerada fria para os padrões brasileiros. Ainda assim, é possível surfar de shorts no verão, short-john ou uma roupa leve durante a maior parte do ano. A temperatura costuma variar entre os 19 a 24 graus durante os meses de verão e outono e entre os 15 a 20 graus nos meses de inverno e primavera. 

Para efeito de comparação, as águas em Jeffrey’s Bay na África do Sul ou na Ericeira em Portugal costumam ficar na casa dos 12 a 15 graus, mesmo no verão.

A água em Floripa costuma ficar mais fria durante o inverno e a primavera, porém na realidade o que determina a temperatura da água são as ondulações de sul e leste, que trazem águas mais quentes ou geladas, respectivamente. 

As ondulações de sul trazem águas claras e quentes, e são mais frequentes no verão e principalmente no outono. Já as ondulações de leste deixam o mar escuro e gelado, mas costumam trazer altas ondas nos meses de inverno e primavera.

Médias de temperatura floripa

De qualquer maneira, uma boa roupa de neoprene é essencial para um surf de qualidade em Florianópolis durante todo o ano. Um short john para os dias mais quentes e um long john 3.2mm para os demais já dão conta do recado, mas o ideal é contar com opções como um 4.3mm para os dias mais frios de inverno ou um 2.2mm para a maior parte do ano.

Floripa conta com boas opções de roupas de borracha. Há várias surfshops espalhadas pela cidade, e além das grandes marcas você também encontra marcas locais como a Truzz, vizinhas como a Mormaii, de Garopaba.

Você também encontra roupas femininas da marca portuguesa Janga (patrocinadora da Silvana Lima e Maya Gabeira) na AinaSurf.Store.

O Surf Profissional em Florianópolis

Floripa é casa de muitos atletas profissionais do esporte. Desde ídolos masters, como Fabinho Gouveia, Teco Padaratz e Binho Nunes até a nova geração, como Matheus Herdy e Wallace Vasco. No circuito mundial, atualmente vários atletas residem na ilha, como Yago Dora, Michael Rodrigues e o campeão mundial Adriano de Souza.

Além da qualidade das ondas e da vida na capital, estes atletas encontram também uma estrutura de treinamentos que têm trazido resultados para a nossa Brazilian Storm, com a AprimoreSurf, a AktionPaz e muitas outras empresas e profissionais que atendem aos atletas profissionais e amadores em Floripa.

O CIRCUITO MUNDIAL DE SURF EM FLORIANÓPOLIS

A primeira vez que o circuito mundial de surf desembarcou em Florianópolis foi em 1986 para a realização do Hang-Loose Pro Contest, na Praia da Joaquina.
Desde então, Floripa já sediou diversas etapas do WQS, Pro Junior e outras. Em 2003, o WCT rolou na Praia da Caldeira, ao sul da ilha

gabriel medina

O primeiro título de Gabriel Medina

A primeira vitória do bi-campeão mundial Gabriel Medina como surfista profissional foi em 2009, na Praia Mole, aos 15 anos de idade. Apenas 10 dias após ter assinado seu primeiro contrato como profissional com a Rip Curl, Gabriel Medina venceu o local Neco Padaratz para se tornar o atleta mais jovem a vencer uma etapa do WQS.

O Surf Amador em Florianópolis

Há diversos circuitos e campeonatos amadores todos os anos em Florianópolis. As associações de surf organizam torneios e eventos festivos, geralmente nos meses de verão e no início do outono, quando as praias ainda são mais frequentadas pelo público em geral.

joaquina grande


Em julho de 2019, a ASJ realizou um campeonato histórico nas ondas da Joaquina. As séries de 8 a 12 pés entravam sem trégua bem atrás das pedras e os atletas eram rebocados até o outside com o auxílio de jetskis.

Nestas condições épicas, o atleta Guilherme Ferreira venceu na categoria open, com José Muniz em segundo e Ramiro Rubim completando o pódio.

“Joaquina sendo Joaquina!”, foi o resumo de Roberto Perdigão, Tour Manager da WSL South America, que esteve na praia no domingo e testemunhou o show de surf promovido pela associação local.

FOTÓGRAFOS DE SURF EM FLORIANÓPOLIS

Muitos fotógrafos se dedicam a registrar os melhores dias de surf em Floripa. Quando as previsões apontam condições ideais nos picos mais conhecidos e frequentados, dezenas de profissionais e amadores se revezam nos cliques e filmagens, muitas vezes com a presença de atletas dos circuitos mundial ou brasileiro. 

Dentro ou fora d’água, diversos profissionais aproveitam a abundância do surf na ilha para venderem seus registros seja diretamente ou através da plataforma SurfMappers.

A plataforma de fotografias de surf virou febre, pois facilitou a conexão entre os fotógrafos e os surfistas. Você pode procurar pelo local, dia e hora de sua sessão de surf e procurar os registros. Caso queira comprar qualquer foto, os preços costumam ser bastante acessíveis, variando entre R$10 a R$20 por arquivo em alta definição.

O melhor do

SURF FEMININO EM FLORIPA

O surfe feminino em Florianópolis cresce a cada ano! Em 2019 o número de meninas no mar todos os dias tem sido cada vez maior. E os eventos refletem isso, com cada vez mais encontros, campeonatos e outras atividades.

Há muitas iniciativas de apoio ao surfe feminino em Florianópolis. Desde cursos e escolas especializadas, treinos específicos, workshops, bazares de trocas. A comunidade de surfistas é cada vez maior e aberta às novas surfistas da ilha que quiserem se juntar.

Para fazer parte deste movimento, você pode acessar os diversos grupos de meninas que se dedicam ao surf em Floripa.

Junte-se a nós

Faça parte dos grupos de surf feminino de Floripa

As Escolas de Surf em Florianópolis

Também não faltam escolas de surf espalhadas por toda a ilha. Durante todo o ano, homens, mulheres e crianças de todos as partes de Santa Catarina e do resto do país vêm para Florianópolis para realizarem o sonho de surfar pela primeira vez. É claro que muitos tomam gosto e abraçam o surf como estilo de vida. Desde as escolinhas para o público infantil, treinamentos focados nos atletas mais avançados e até mesmo escolas focadas no surf feminino. Floripa é uma surf-city das mais vibrantes e aqui você pode ter aulas com alguns dos melhores profissionais, em algumas das praias mais lindas do sul do Brasil.

Conheça aqui as principais escolas de surf de Florianópolis:

Escola de Surf da Praia Mole

Escola de Surf do Campeche

Escola de Surf da Barra da Lagoa

A Pesca da Tainha em Florianópolis

A Pesca da Tainha é uma tradição cultural do estado de Santa Catarina. Em todo o litoral do estado, durante os meses de maio a junho o surf e outras atividades ficam restritos na maior parte das praias. Em algumas praias o surf é liberado, como na Praia Mole ou Joaquina. Em outras, os pescadores definem quando é permitido surfar através de bandeiras colocadas na areia. De qualquer maneira, o clima costuma ficar pesado nesta época do ano, é importante se informar antes de cair na água.

Clique aqui para conhecer a legislação
Clique aqui para saber onde está restrito o surf em Florianópolis em 2019

TODAS AS ONDAS DE FLORIANÓPOLIS

Conheça aqui as condições ideais de surf para as praias de Florianópolis

Close Menu